Preço em alta estimula comercialização do milho em Mato Grosso

Segundo o Imea, os produtores rurais já começaram a vender antecipadamente parte da safra 2018/2019

Fonte: Divulgação

A alta do preço do milho em maio estimulou a venda do cereal por parte dos produtores rurais de Mato Grosso. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a comercialização da safra 2017/2018, que já começou a ser colhida no estado, alcançou 67,44%, contra 57,24% do mês anterior.

Segundo a entidade, tal avanço só foi possibilitado graças à valorização do grão tanto no mercado externo, após os avanços nas cotações do dólar, na Bolsa de Chicago (CBOT) e nos prêmios, quanto no mercado interno, em decorrência das preocupações quanto à oferta de segunda safra no mercado brasileiro. O preço médio negociado no estado foi de R$ 22,59 por saca.

Devido às boas ofertas de preço, também foram iniciados os primeiros reportes de comercialização para o milho mato-grossense da safra 2018/2019, que já apresenta 12,12% do total da produção estimada.

No entanto, diante da recente divulgação da resolução Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) sobre o tabelamento do frete, há preocupações quanto ao cumprimento efetivo dos contratos, o que demanda atenção neste momento de incertezas.