Preço remunerador faz SC voltar a investir no plantio de milho após 15 anos

Com demanda aquecida, estado ampliou área do cereal e deve colher 2,9 milhões de toneladas nesta safra

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

A área plantada com milho em Santa Catarina na safra 2016/2017 deve crescer 1,57%, com incremento de 5.778 hectares à lavoura, estima o governo do estado. Os preços remuneradores do grão, devido à demanda aquecida, estimulam o plantio, o que, segundo o governo, não acontecia há 15 anos.

A estimativa é de uma colheita de 2,9 milhões de toneladas, 9,65% maior que na temporada anterior. Apesar do incremento, a expectativa é de que a indústria do estado continue precisando se abastecer com milho de outras regiões. O consumo pela cadeia produtiva da proteína animal no estado é de aproximadamente 6 milhões de toneladas de milho por ano, ou mais de 16 mil toneladas diárias.

O levantamento de intenção de plantio foi feito pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri) e deve ser atualizado nos próximos meses. “Informações do Sistema Cooperativista indicam que o aumento na área plantada pode ser ainda maior, explicado pelo crescimento de até 20% na venda de sementes de milho em algumas regiões”, diz o governo em nota. Segundo o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, a área plantada de milho em Santa Catarina vinha diminuindo em média 6% ao ano.

Para o milho silagem as previsões também são positivas, com um aumento de 1,83% na área plantada em 2016/2017, que deve ser de 211 mil hectares. A produção prevista é de 8,3 milhões de toneladas, 2,45% acima da safra anterior.

Quanto à soja, a área, que vinha crescendo cerca de 8% ao ano, nesta temporada deve avançar apenas 1,65%, para 646 mil hectares. “O aumento da produtividade deverá resultar em uma produção 6% maior do que na safra anterior, 2,2 milhões de toneladas”, diz o governo.

No caso do arroz, a secretaria enfatiza que as áreas destinadas ao plantio do cereal estão consolidadas em Santa Catarina e o aumento esperado nesta temporada é de apenas 0,45%. A produção foi estimada em 1,1 milhão de toneladas.