Pressão de baixa deve continuar no mercado de milho

Houve queda de 7,4% na comparação com fevereiro deste ano e cerca de 30% na comparação com março de 2016

Fonte: Divulgação/Canal Rural

Os preços do milho caíram fortemente em março. Na região de Campinas, em São Paulo, a saca de 60 quilos está cotada em R$ 33,00 para entrega imediata, sem o frete. Houve queda de 7,4% na comparação com fevereiro deste ano e cerca de 30% na comparação com março de 2016.

Os principais fatores de baixa são a maior disponibilidade interna do produto (com a colheita da safra de verão), o avanço do plantio da segunda safra, a fraqueza das exportações e, mais recentemente, as especulações acerca dos efeitos da operação “Carne Fraca”, da Polícia Federal, que tem impactado na demanda interna por milho, especialmente pelos setores de aves e suínos.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os estoques internos estão estimados em 17,34 milhões de toneladas ao final de 2016/2017, frente as 7,99 milhões de toneladas no final de 2015/2016. Estes números poderão ser revisados para cima, caso seja confirmado um ajuste do lado produtivo.

A expectativa em curto e médio prazos, segundo a Scot Consultoria, é de que a pressão de baixa continue no mercado de milho.