Produção de milho na safra verão deverá cair mais de 20%

Com expectativa de um clima menos benéfico e área menor do que a safra anterior, o próximo ciclo deve finalizar a primeira safra de verão com 24 milhões de toneladas

Fonte: Pixabay

A produção de milho verão na safra 2017/2018 deverá ter um recuo de mais de 20%, ficando em 24 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 1, pela INTL FCStone.

De acordo com a consultoria, a expectativa de queda na área plantada em quase 10%, ficando em 4,94 milhões de hectares, uma produtividade abaixo da verificada no verão anterior, quando o clima foi muito benéfico, são alguns dos motivos que podem influenciar a produção brasileira.

“A disponibilidade do cereal no mercado doméstico está bastante elevada com a colheita da safrinha 2016/2017, que foi recorde. Esse fato tem pesado muito sobre os preços, num contexto de oferta ampla também no exterior, incentivando uma migração de área para a soja”, avalia a analista de mercado, Ana Luiza Lodi. Além disso, há a possibilidade de plantio de uma segunda safra em grande parte do país.

Para o balanço de oferta e demanda, a estimativa da primeira safra somou-se uma safrinha em 65 milhões de toneladas (considerando a área do ciclo de inverno 2016/2017 e uma produtividade média dos últimos anos, excluindo-se a quebra de 2016), que resultou em uma produção total de pouco mais de 89 milhões de toneladas.

“Num cenário como este, mesmo com um aumento de demanda, os estoques finais da safra 2017/2018 tenderiam a se manter muito elevados, ainda superando 20 milhões de toneladas”, explica Ana.

Veja a estimativa de produção de milho de acordo com cada estado.