Rally da Safra: expedição percorre sudeste de Mato Grosso e Goiás nesta semana

Estimativa pré-expedição é de que o Brasil produzirá 67 milhões de toneladas de milho de segunda safra no ciclo 2016/17

Fonte: Julio Prestes/Canal Rural

O Rally da Safra 2017 inicia nesta semana o segundo trecho de avaliação das lavouras da safrinha de milho. Após passagem pelo médio-norte e oeste de Mato Grosso, os técnicos deixarão Cuiabá (MT) e percorrerão os municípios de Primavera do Leste e Rondonópolis, no sudeste do estado, antes de seguirem para Goiás, na quinta-feira, dia 18. 

A estimativa pré-expedição é de que o Brasil produzirá 67 milhões de toneladas de milho de segunda safra no ciclo 2016/17, 49% mais na comparação com 2015/16.

Responsável pela organização do Rally da Safra, a Agroconsult destaca que a temporada atual se desenvolve em um clima melhor do que o do ano passado, marcado pela seca nas principais regiões produtoras do país no período de desenvolvimento da safrinha. De acordo com a consultoria, a área plantada no Brasil será de 12 milhões de hectares, uma expansão de 10% sobre 2015/16.

Especificamente para Mato Grosso, a expectativa é de produtividade elevada nas lavouras de safrinha. No Sudeste do Estado a temporada chuvosa acabou em abril, mas isso não deverá comprometer as lavouras, destaca a consultoria.

A primeira etapa do Rally da Safra, entre janeiro e março, percorreu os principais Estados produtores de soja, com oito equipes. A partir de agora, mais três equipes avaliarão as plantações de milho de segunda safra. Iniciada na semana passada, tal etapa se estenderá até 9 de junho em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, que contribuem, juntos, com 84% da área plantada com a cultura. Segundo a Agronconsult, o período de avaliação teve de ser estendido até junho em Mato Grosso do Sul e no Paraná, pois o alongamento do ciclo da soja observado na safra de verão atrasou o plantio do milho safrinha.