Rio Grande do Sul já semeou 74% do milho e 5% da soja

Produtores estão colhendo trigo com umidade acima do ideal para diminuir as perdas provocadas pelas chuvas; colheita atinge 17% da área

Fonte: Sidnei José Celestino/Ivatuba (PR)

As chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul melhoraram as condições das lavouras de milho, embora tenham ocorrido com muita intensidade em determinados locais. De acordo com o informativo da Emater-RS, a germinação foi boa nas áreas plantadas no início de agosto, porém apresentam desenvolvimento vegetativo menor para o período, comparado com anos anteriores. Nesta semana, o plantio de milho no estado chegou a 74% do total projetado. 

Soja

No que se refere à soja, a Emater-RS disse que as lavouras da safra 2016/2017 começam a ser semeadas no estado, localizando-se principalmente nas regiões norte e noroeste. Estima-se que já tenha sido plantada cerca de 5% da área prevista. No ano passado, o plantio atingia 3% nessa época do ano, sob condições climáticas muito similares às atuais.

Trigo

Em relação ao trigo, a Emater informa que produtores estão colhendo o cereal com umidade acima do ideal para diminuir as perdas provocadas pelas chuvas. A colheita atinge 17% da área nesta semana.

“No momento é grande a variação na produtividade obtida, assim como na qualidade, demonstrando que os efeitos das chuvas e da queda de granizo foram muito irregulares”, diz a Emater.