MT: 26% da safra de milho deve ser plantada fora da janela ideal

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) espera um avanço nos trabalhos de campo, já que a previsão é de redução nas chuvas

Fonte: Divulgação / Pixabay

A expectativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) é que os trabalhos de campo continuem avançando, já que a previsão é de redução nas chuvas

A semeadura do milho segunda safra em Mato Grosso atingiu 68,43% das áreas estimadas no ciclo 2017/2018. A expectativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) é que os trabalhos de campo continuem avançando, já que para os próximos sete dias a Somar Meteorologia indica redução no acumulado de chuvas em grande parte dos municípios produtores.

Nesse sentido, considerando o avanço médio da semeadura nas últimas cinco safras para esse mesmo período, estima-se que os trabalhos atinjam 73,9% da área até o fim da janela ideal para o estado, que termina nesta semana. Os outros 26,1% seriam plantados fora desse período.

A nova previsão vem de encontro com o que foi estimado pelo Imea em novembro do ano passado, quando o instituto divulgou a perspectiva de que 72,2% das áreas seriam semeadas dentro desse período.

Contudo, as condições climáticas dos próximos meses devem definir a produtividade tanto nas áreas já semeadas, quanto nas áreas a semear e, nesse sentido, a Somar tem divulgado boas perspectivas para os próximos meses, com acumulados satisfatórios se estendendo até o mês de abril de 2018.