Umidade beneficia milho no Rio Grande do Sul

Áreas sem irrigação em fase inicial de desenvolvimento preocupam, porque volume de chuvas está abaixo do ideal; estado começou o plantio da soja e a colheita do trigo

Fonte: Canal Rural

As condições de umidade melhoraram no Rio Grande do Sul e o plantio de milho 2016/2017 voltou a se intensificar nesta semana, alcançando nesta quinta, dia 13, 65% da área projetada, segundo a Emater. 

Os trabalhos com a soja também começaram nos municípios de Porto Lucena e Senador Salgado Filho, com as primeiras lavouras de ciclo precoce sendo implantadas.

A colheita do trigo também foi iniciada. “Estima-se que 20% das lavouras [de trigo] se encontram aptas. Outras 60% estão em fase final de formação de grão”, diz a Emater, em relatório sobre a safra.

A empresa diz, no entanto, que os produtores estão preocupados com a falta de homogeneidade das lavouras em seu estádio final – muitas espigas devem entrar logo na fase de maturação, enquanto outras ainda estão em enchimento. “A perspectiva de vários dias chuvosos para a segunda quinzena de outubro preocupa os produtores, que contam com uma lavoura que deve apresentar produtividade variável, entre 40 a 70 sacas por hectare.”

Ainda conforme a Emater, compradores não sinalizam preço, “o que deixa os produtores desmotivados quanto aos investimentos realizados na cultura na safra 2016”.