Volume exportado de milho cai em 2017

Queda do dólar frente ao real e a menor competividade do milho brasileiro no mercado internacional explicam esse cenário

Fonte: Pixabay/divulgação

O primeiro trimestre de 2017 tem sido de queda nas exportações brasileiras de milho grão. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, até a segunda semana de março o Brasil embarcou 97,9 mil toneladas.

A queda do dólar frente ao real e a menor competividade do milho brasileiro no mercado internacional explicam esse cenário.

O volume diário exportado nos primeiros oito dias do mês foi de 12,2 mil toneladas do cereal. Este volume diário é 86,7% menor na comparação com março de 2016. Se este ritmo de embarque se mantiver, o país irá exportar 281,5 mil toneladas de milho em março.

Com isso, o Brasil fechará o primeiro trimestre de 2017 tendo exportado 2,2 milhões de toneladas, 81,2% menos que em igual período do ano passado.

A perspectiva de boa produção, principalmente da segunda safra, pode colaborar com o aumento das exportações, mas vai depender do câmbio.