Acordo com União Europeia aumenta exportações brasileiras em R$ 250 milhões por ano

Negociação amplia quotas com tarifas de importação reduzidas para açúcar e carnes de frango e de peru

Fonte: Pixabay/divulgação

O Ministério das Relações Exteriores publicou em seu site, nesta quinta, dia 12, que um acordo firmado com a União Europeia vai aumentar as exportações brasileiras ao bloco em cerca de R$ 25 milhões anuais. Trata-se de uma compensação ao Brasil, em razão da entrada da Croácia na EU, após três anos de negociações.

O acordo amplia as quotas com tarifas de importação reduzidas para açúcar e carnes de frango e de peru. O resultado será incorporado às listas de compromissos da União Europeia na Organização Mundial de Comércio (OMC) e não poderá ser alterado sem nova negociação.

No setor sucroalcoleiro, além da ampliação da quota tarifária já existente para o açúcar em 114 mil toneladas por ano, durante sete anos serão aplicáveis tarifas intraquota mais baixas do que as vigentes para a quota atualmente existente. 

De acordo com a nota do ministério, sob as regras da OMC, os montantes são negociados em função das exportações anteriores do Brasil para a Croácia que foram afetadas por elevação das tarifas de importação em resultado da aplicação da tarifa da União Europeia pela Croácia a partir de sua adesão ao bloco. 

A expectativa do Ministério das Relações Exteriores é de que as novas condições  sejam implementadas o mais rapidamente possível. Dessa forma, os exportadores brasileiros poderiam se beneficiar já no segundo semestre de 2016.

ABPA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio sobre a conclusão do acordo assinado com a União Europeia. “Esta ampliação da cota representará ganhos nos negócios brasileiros com o bloco europeu. São boas notícias chegando do Itamaraty, que poderão ser ampliadas ainda mais se o acordo entre União Europeia e Mercosul for consolidado”, afirma o presidente-executivo da entidade, Francisco Turra.