Agricultor fica preso em pulverizador por 3 horas após acidente com rede elétrica

A máquina tombou e acabou encostando em linha de transmissão; por segurança, o agricultor só saiu com a chegada de técnicos da concessionária de energia

Fonte: Henrique Luis Dame/ Arquivo pessoal

Nesta quarta-feira, dia 20, um pulverizador pilotado pelo produtor de soja Henrique Luis Dame, de Anahy (PR), tombou e acabou encostando uma das barras na linha de transmissão de energia elétrica.

Dame conta que estava realizando tratamento contra a ferrugem asiática na lavoura por volta das 8h30, quando a máquina derrapou e acabou virando. “Isso já aconteceu antes, mas o problema é que tombou bem embaixo da rede de alta tensão”, relata.

Apesar do susto, a tragédia foi evitada graças a uma recomendação de segurança. “Ouvi na rádio ou na televisão que, nestes casos, não deveria sair do trator e que deveria me manter afastado do solo”, diz. Ele seguiu o procedimento e, mesmo após a explosão dos pneus, não saiu da cabine da máquina até a chegada da equipe da Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável pelo fornecimento de energia. O produtor ficou cerca de três horas aguardando o atendimento da empresa.

Com a chegada da equipe ao local, a área foi isolada e a linha de alta tensão foi aterrada, permitindo a saída do produtor e a retirada do maquinário com segurança.