Agropecuária puxa superávit da balança comercial

Volume exportado de commodities em junho sobe 22,5% na comparação com o mesmo mês de 2016 e ajuda o país a registrar superávit de US$ 7 bilhões

Fonte: Appa

O superávit da balança comercial em junho foi de US$ 7 bilhões, segundo os dados do Icomex (Indicador do Comércio Exterior), divulgado nesta quarta-feira, dia 12, pela Fundação Getúlio Vargas. O volume das exportações cresceu 15,6% em relação a junho de 2016, enquanto o total importado avançou 0,9% no período. O desempenho das exportações foi puxado pelas commodities, que registraram aumento de 22,5%.

Por atividade econômica, as maiores variações no volume exportado foram da indústria extrativa (54%) e da agropecuária (24%). Na indústria de transformação, o crescimento foi de 6%, com destaque para os bens de consumo duráveis, que tiveram um aumento de 50% puxado pelo setor automotivo.

A indústria extrativa também liderou o volume importado em junho, com alta de 35%, explicada pelas compras de petróleo. O volume importado da indústria de transformação cresceu 3% na comparação com junho do ano passado.

O indicador mostrou ainda tendência de queda na importação de bens de capital, que compõem a Formação Bruta de Capital Fixo: o recuo foi de 54% ante junho de 2016. No acumulado do ano, a importação de bens de capital diminuiu 14%. “Os resultados de junho mostram queda acentuada da importação de bens de capital, 54% em relação a junho de 2016, o que sugere que a recuperação da taxa de investimento na economia ainda está muito distante”, avaliou Lia Valls Pereira, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, em nota oficial.

O crescimento da produção agropecuária puxou a compra de bens intermediários para o setor, com crescimento de 74% no acumulado do ano até junho. Já os bens intermediários utilizados na indústria de transformação tiveram aumento de 20% no acumulado do ano até junho.