Apicultura cresce como opção de rentabilidade no DF

Mel, considerado uma fonte saudável de alimento, começa a trazer lucro para as pequenas propriedades

Fonte: MDA/Divulgação

Países mais desenvolvidos já utilizam a abelha como um instrumento de produção agrícola. No Brasil, agricultores também estão aderindo à atividade e os resultados têm aparecido na melhoria da qualidade de vida e de renda. A expectativa do setor é que em 2017 o mel produzido por agricultores do Distrito Federal (DF) incremente o lanche de estudantes da rede pública, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

De acordo com o extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) Névio Guimarães, o produto é uma fonte saudável de alimento, indicado para aumento da imunidade e controle da obesidade. Para o campo, uma forma de rentabilidade adicional. “O agricultor que tem abelhas na produção de hortaliças chega a dobrar a produtividade em função das polinizações. Isso é uma visão de futuro”, afirma.

Fator favorável

As características da região ajudam. O clima tropical e seco de Brasília é um ambiente favorável para as abelhas africanizadas, as apis mellifera, produzirem mel de qualidade. Por conta dessa facilidade, a capital já recebeu prêmios de melhor mel do país, como o 1º lugar no Mel Cristalizado, no XI Congresso Brasileiro de Apicultura, em 1996.

O apicultor vencedor foi o Guaracy Telles dos Santos, 52 anos, presidente da Associação de Produtores Rurais e Artesanatos de Planaltina (Rurart). Há 33 anos nessa área, Guaracy atende o setor alimentício com produtos como própolis e pólen. Ao todo, Guaracy reúne 300 caixas de abelhas nas duas propriedades do DF, em Sobradinho e Planaltina. Vende cerca de 500 quilos por mês para padarias, mercados, feiras e pontos de agricultura orgânica. No fim do mês, 80% da renda mensal vem da produção apícola. 

Tempo de mel

O período de produção das abelhas é de abril a novembro. A média de produção do mel no DF chega a 15 quilos por caixa ao ano e, geralmente, o agricultor familiar possui cinco caixotes na propriedade. Com o quilo do mel a R$40, o apicultor consegue faturar R$3 mil ao fim do mês.

Para criar abelhas é fundamental conhecer o inseto. O produtor não pode ser alérgico ao veneno e precisa montar o local de cultura a uma distância de 500 metros de residências e de locais com animais domésticos. Além disso, tem que ter um pasto apícola cultivado de flores, usar vestimentas adequadas e um aparelho de fumigação, pois a fumaça é uma forma de acalmar e afugentar as abelhas, de acordo com Guaracy.