Aurora paralisa todas suas indústrias por causa da greve de caminhoneiros

Suspensão acontece nas próximas quinta e sexta-feira, atingindo 15 unidades nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul

Fonte: Aurora/divulgação

A Cooperativa Central Aurora Alimentos divulgou nota nesta terça-feira, dia 22, afirmando que vai paralisar totalmente as atividades de sete indústrias de processamento de aves e oito de suínos, distribuídas entre os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul nesta quinta, dia 24, e sexta-feira, dia 25. O motivo da paralisação seria a greve de caminhoneiros, que atinge o setor de transportes nas regiões onde estão instaladas as suas unidades produtivas. 

De acordo com a nota, a suspensão das atividades se tornou inevitável, já que os grevistas vêm impedindo desde segunda, dia 21, a movimentação de caminhões com insumos para as granjas e também o escoamento de produtos acabados para os portos e os centros de consumo. A capacidade de estocagem de produtos frigorificados pela Aurora, de 50 mil toneladas, estaria esgotada. 

O texto distribuído pela Aurora afirma que a empresa não faz “qualquer julgamento sobre a legitimidade ou a legalidade da greve”. Mas adverte “para o sofrimento e as perdas que estão sendo impostas a milhares de famílias rurais, trabalhadores urbanos, micro e pequenas empresas da cadeia produtiva e ao sistema cooperativista”. 

A nota ainda afirma que, mesmo que a greve venha a ser encerrada neste meio tempo, a paralisação das indústrias não poderá ser cancelada. A Aurora calcula que os dois dias de paralisação representarão prejuízo de mais de R$ 50 milhões à cadeia produtiva vinculada à cooperativa.