Blairo Maggi quer garantir renda ao produtor rural

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, o ministro da Agricultura afirmou que, devido à importância do agro no PIB, quer ser ouvido pelos ministros da área econômica antes da tomada de decisões 

Fonte: Glauber Silveira

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o foco da gestão dele será a garantia de renda ao produtor rural. Segundo ele, o agricultor precisa se sentir em casa no ministério. Para tanto, quer ser lembrado como a pessoa que flexibilizou e desburocratizou as ações da pasta.

Maggi quer ser o primeiro da lista para consultas dos ministros da Fazenda e Planejamento sobre qualquer medida econômica para o país, devido à importância do setor para o PIB nacional. Ele concedeu entrevista exclusiva ao apresentador Glauber Silveira no Direto ao Ponto deste domingo, dia 22.

Convidado em outros governos, Maggi destacou que aceitou o convite de Michel Temer justamente pelo desafio de “fazer dar certo em 180 dias”. O prazo curto de aprovação da nova gestão impõe desafios ainda maiores. O ministro quer desburocratizar o que for possível.

Ele criticou, por exemplo, a necessidade de um conselho formado por quatro ministérios ter de aprovar a venda de estoques de milho – medida essencial para atender demanda de criadores de aves e suínos atualmente.

Blairo Maggi revelou um diálogo positivo com o Ministério do Meio Ambiente para resolver divergências entre produtores e ambientalistas. A primeira medida de consenso, segundo ele, é a prorrogação do prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos os produtores.

Isso deve ocorrer com a sanção do presidente interino Michel Temer do Projeto de Lei de Conversão 8/2016, aprovada esta semana no Senado. As duas pastas também trabalham por mudanças para flexibilizar o licenciamento ambiental. Para Maggi, essa é um fator primordial para reduzir custos no campo.

O ministro também afirmou que a questão das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADINs) em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) que contestam artigos do Código Florestal deve se resolver em breve e não deve haver retrocessos para o produtor rural.

Seguro agrícola

Maggi afirmou que “não conhece muito” o seguro agrícola brasileiro, mas vai estudar formas de melhorar a política para atender a demanda dos agricultores brasileiros.