Brasil negocia uso de porto na Espanha para ampliar exportação para África e Europa

Distribuição de produtos pelas Ilhas Canárias seria mais rápida e mais barata, de acordo com Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, realizou, nesta segunda-feira, dia 27, encontro entre operadores logísticos e entidades setoriais do agronegócio brasileiro com a diretoria do Porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, Espanha. Durante o encontro foram apresentadas oportunidades de logística na Espanha por meio da utilização daquele “hub” de reexportação de commodities brasileiras para África e Europa.

O porto de Las Palmas opera linhas marítimas para mais de 30 países africanos. O terminal estaria preparado para atracação de navios de grande porte e capacitado para armazenamento de grãos, frutas, carnes e máquinas, que poderiam ser redistribuídos para diferentes destinos africanos, em embarcações menores. 

Para o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Evaldo da Silva Júnior, a existência de rotas de comércio alternativas às que já são tradicionalmente utilizadas pelos exportadores de produtos agropecuários brasileiros seria salutar para o país.

“A oportunidade apresentada pelos espanhóis é especialmente interessante porque possibilita a distribuição dos nossos produtos com agilidade e custo competitivo tanto para a África – uma fronteira ainda a ser melhor explorada – quanto para a União Europeia, que é atualmente nosso segundo maior mercado importador. As importações europeias devem aumentar consideravelmente após a conclusão das negociações do acordo comercial com o Mercosul, prevista para ocorrer ainda em 2017”, disse Silva Júnior.

Está prevista para o início de 2018 uma missão técnica para visitar Porto de Las Palmas com a participação de empresários brasileiros.