Brasil já pode exportar ovos in natura e processados para a África do Sul

País também está negociando com autoridades sul-africanas um certificado para enviar material genético avícola

Fonte: Paulo Pinto

A África do Sul abriu seu mercado para ovos in natura (líquidos) e processados (congelados) do Brasil. A comunicação foi recebida nesta sexta-feira, dia 8, pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura. Em nota, a pasta diz que a finalização das negociações entre os dois países dependia apenas do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para respaldar os embarques brasileiros. “Com isso resolvido, a autoridade sanitária sul-africana já pode emitir as Permissões de Importação, o que viabiliza o início imediato dos negócios”, diz na nota.

Segundo a Agricultura, o Brasil já exporta ovos para mais de 50 países, com remessas equivalentes a US$ 110 milhões em 2016. O Brasil está negociando, também com o ministério sul-africano, modelo de Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) a ser utilizado nas exportações brasileiras de material genético avícola (ovos férteis).

“O produto brasileiro chega à África do Sul em até 19 dias, o que representa vantagem em relação a fornecedores dos Estados Unidos, já que o tempo de entrega deles é de 31 dias”, destaca a pasta.