Brasil poderá iniciar embarque de novas frutas ao Japão em novembro

Frutas cítricas, melão, caqui e variedades de manga devem seguir para o país asiático após apresentação de plano de ação brasileiro

Fonte: Divulgação/Sakata

A partir de novembro os produtores brasileiros de frutas cítricas, melão, caqui e novas variedades de manga deverão estar fazendo os primeiros embarques para o Japão, informou nesta sexta-feira, dia 24, o Ministério da Agricultura, em nota. Conforme a pasta, o adido agrícola no país asiático, Marcelo Mota, recebeu carta das autoridades fitossanitárias nipônicas informando da necessidade de apresentar um plano de trabalho sobre os procedimentos oficiais e de responsabilidade dos exportadores. 

Entre outras informações, o plano deve ter dados sobre controle de pragas, incluindo a gestão de risco para as moscas-das-frutas.

O documento deverá ser enviado ao Japão “o mais breve possível”, indicou a Agricultura, para que, em novembro, quando a norma entrar em vigor, as garantias fitossanitárias estejam acordadas e os produtores possam iniciar os embarques. 

Conforme o secretário de Defesa Agropecuária – setor do ministério que está coordenando as ações do plano de trabalho –, Luis Rangel, “a aceitação das frutas brasileiras no Japão mostra a solidez do sistema nacional de sanidade e certificação”.