Caça de javali é regulamentada em Santa Catarina

A Polícia Militar vai fiscalizar e dar as autorizações para o controle do animal, apontado como um grande destruidor de lavouras

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

O governo de Santa Catarina regulamentou a caça por meio de captura e abate de javalis no estado. Um aplicativo feito em parceria com a Polícia Militar, batizado de “Ambiental SC”, promove o cadastramento dos caçadores, que recebem um código, que acompanhará o seu histórico.

A portaria ainda impõe regras para a caça, como o registro de porte de armas. As autorizações para produtores rurais efetuarem a caça serão dadas pela PM.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) apoiou a portaria que autoriza a caça e classifica a presença de javalis algo extremamente prejudicial para as lavouras da região. “O javali tornou-se um tormento para os produtores rurais porque destrói as plantações e ameaça a vida das pessoas que trabalham no campo”, disse o presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo.

Segundo Pedroso, a Polícia Militar Ambiental visitará os Sindicatos Rurais das microrregiões onde a presença de javalis é mais intensa para orientação dos produtores.

Javalis e Javaporcos

São animais selvagens, capazes de percorrer grandes distâncias atrás de comida e de fêmeas no cio. O fato deles andarem em grupo, na maioria das vezes provoca a destruição das lavouras. Também, ao entrar em contato com granjas eles podem transmitir doenças aos suínos.

O javali pesa cerca de 80 quilos e possui dentes caninos bem desenvolvidos e curvados para fora. A pelagem é escura nos adultos e listrada nos filhotes. Já os javaporcos pesam cerca de 130 quilos e possuem pelagem de coloração variada. Para manter os animais longe das granjas é aconselhável utilizar barreiras físicas, como por exemplo, cercas de proteção reforçada.

Animais silvestres como queixada e cateto são protegidos por leis ambientais. Somente os javalis e javaporcos são considerados fauna exótica e invasora.