Caminhoneiros bloqueiam porto de Itajaí (SC)

Segundo a BR Foods, 289 contêineres não conseguiram chegar aos terminais da região nos últimos três diasDesde 10h30 desta sexta-feira, dia 28, caminhoneiros bloqueiam acesso ao terminal de Navegantes e ao Porto de Itajaí, em Santa Catarina, principal canal de exportação de processados de aves e suínos no país.

De acordo com informações da BR Foods, nos últimos três dias, deixaram de chegar aos terminais da região um total de 269 contêineres.

A Portonave, responsável pelo Terminal de Navegantes, afirma que entre 0h e às 9h, 731 caminhões deixaram de fazer frete no local.

A situação também preocupa no porto gaúcho de Rio Grande, o terceiro principal corredor de exportações de grãos do Brasil, onde somente metade das cargas agendadas tem chegado.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou que seus associados têm conseguido manter embarques externos praticamente dentro da normalidade.

A situação parece ser mais preocupante na área de grãos.

Além do porto de Rio Grande, o de Paranaguá, no Paraná, o segundo maior canal de exportação de grãos do país, tem enfrentado grandes problemas no recebimento de cargas e só conseguiu manter o carregamento de navios devido aos estoques nos silos do porto.

Em Rio Grande, somente metade do volume normal de mercadorias (soja, milho, arroz, fertilizantes) tem chegado.

– Os estoques no porto estão no fim. Poderemos ter problemas para manter carregamentos de navios durante o final de semana – afirmou André Zenobini, assessor de imprensa do porto.

O Rio Grande do Sul concentra o maior número de bloqueios de rodovias desde o início do movimento de protesto dos caminhoneiros, há dez dias.