Canal Rural X nasce para levar educação ao campo

Lançamento oficial da emissora ocorreu nesta terça, dia 21, quando o presidente do Canal Rural, da CNA e o ministro da Agricultura pressionaram simbolicamente o botão que colocou o projeto no ar

Fonte: Wenderson Araujo/CNA

Juntos, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins e o presidente do Canal Rural, Donário Almeida, deram a largada para o Canal Rural X, apertando simbolicamente o botão que colocou a nova emissora no ar. O lançamento oficial ocorreu na  noite desta terça-feira, dia 21, no Palácio da Agricultura, em Brasília.

No ar das 6h às 12h, o Canal do Produtor é o principal produto do Canal Rural X, o novo veículo de comunicação do Canal Rural que terá programação 24 horas por dia. Esse projeto é fruto de uma parceria entre Senar, CNA e Instituto CNA com o Canal Rural.

O presidente do Canal Rural, Donário Almeida, lembra que, há 20 anos, a missão do Canal Rural é levar conhecimento, informação e capacitação. “A mão-de-obra do campo precisa estar atualizada sobre as tecnologias de máquinas, insumos, sementes. A preocupação da CNA e do Senar é de que o produtor rural tenha essa informação e obtenha sucesso na sua atividade”, afirma.

O presidente do sistema CNA/Senar, João Martins, convocou os ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Social, presentes no evento, para participarem do Canal do Produtor. “A nossa pretensão é atrair o governo pra participar conosco de transformações que são necessárias no campo. São mais de 4 milhões de pequenas propriedades que ainda não tiveram oportunidade de ter uma agropecuária eficiente”, reforça.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, diz que o Canal do Produtor vai facilitar a comunicação com as comunidades mais distantes, principalmente do semiárido nordestino. “Nós temos vários programas de apoio e é importante que eles conheçam. Vamos usar muito o Canal do Produtor pra chegar ao pequeno agricultor”, comemora.

Já o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, está otimista com o enfoque educativo do Canal do Produtor. “Fazer com que o agricultor possa comprar bem seus insumos, administrar bem sua propriedade, vender bem seus produtos. Depois de um ano de trabalho, o que todos nós desejamos é ter lucro nas nossas atividades. E isso passa pelo conhecimento”, conclui.

Programação do Canal do Produtor

O jornalista Marcelo Lara, que está há 20 anos no Canal Rural, é o apresentador do novo projeto e está otimista com a mudança de linguagem e contato direto com o produtor rural. “Os agricultores vão poder mandar as suas dúvidas. Teremos programas sobre as ações dos sindicatos, das federações, vamos transformar o cenário em uma grande sala de aula.”

O Canal do Produtor vai ao ar das 6h às 12h. No restante do dia, o Canal Rural X reapresenta projetos importantes como Técnica Rural e Grandes Fazendas.