Chuva atrasa plantio de arroz no Rio Grande do Sul

Excesso de precipitações deve trazer prejuízos à produtividade. Município de Santa Maria é um dos mais afetados, onde em oito dias já choveu 335 milímetros

O plantio de arroz deve atrasar no Rio Grande do Sul em função da chuva das últimas semanas. Até agora, já choveu no estado o esperado para todo o mês de outubro. Somente no município de Santa Maria, na região central, o volume chegou a 335 milímetros em oito dias. 

O grande acumulado encharcou algumas lavouras e deve trazer prejuízo à produtividade. Cerca de 6% da área destinada ao arroz em Santa Maria já estão semeados. Até agora, 200 hectares terão que ser replantados

O sindicato rural da cidade e entidades ligadas à cultura de arroz elaboraram um levantamento que vai ser entregue à prefeitura até esta quinta-feira, dia 15. Dessa forma, o município pode pedir a liberação de recursos para o governo federal, alegando estado de calamidade pública.

De acordo com o diretor do sindicato Gerson Bianchin, as estradas da região também estão comprometidas, o que dificulta a chegada de insumos aos produtores.

Produtor

Na lavoura de Manoel Xavier Neto, um espelho d’água se formou, cobrindo parte da plantação de arroz. Isso ocorreu em função da cheia do Rio Vacacaí, que passa bem perto da propriedade. Foram oito dias de chuva sem parar.

A semeadura está na metade, e vai atrasar por causa do tempo úmido. Os tratos culturais, como a aplicação de herbicidas, também não vão ser feitos no período ideal. 

Perda de produtividade e qualidade do cereal são alguns dos prejuízos. Xavier vai esperar a água baixar para analisar se dará continuidade ou executa o replantio.

Soja

Além do cultivo de arroz, também o de soja foi afetado pelas chuvas em Santa Maria. A oleaginosa ainda nem foi plantada. Se as previsões se confirmarem e a chuva permanecer, o plantio pode atrasar, prejudicando o desenvolvimento da cultura.