Chuvas e ventos de mais de 130 km/h causam estragos no Rio Grande do Sul

Estado foi atingido por tempestades que provocaram alagamentos e destelhamentos de casas; estradas foram bloqueadas

Fonte: Defesa Civil-RS

As fortes chuvas, tempestades de granizo e vendavais causaram estragos durante a noite desta quarta-feira, dia 18, e madrugada de quinta, dia 19, no Rio Grande do Sul. Em todo o interior do estado foram atingidas por alagamentos, destelhamento de casas, falta de energia elétrica e queda de árvores. Estradas também foram bloqueadas. 

Ventos de 134 quilômetros por hora foram registrados em Cruz Alta; em Soledade, chegaram a 112 km/h. 
Segundo o sargento Wilberto, da regional de Santa Maria da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há alguns municípios da região que estão isoladas por causa de bloqueios em estradas, como é o caso de Nova Esperança do Sul.

“Provavelmente, há outras cidades na mesma situação, mas ainda não temos mais informações pois muitas estão sem luz, telefone ou internet”, disse o sargento. Pelas mesmas razões, ainda não há informações sobre danos na zona rural.
 
O representante da Defesa Civil afirma que, apenas em Santa Maria, cerca de 900 famílias receberam lonas para cobrir casas, em razão de destelhamentos. Ele calcula que, em todos os 53 municípios atendidos pela regional, mais de 2.000 famílias devem ser atendidas.
 
Tempestades
 
As tempestades avançaram na quarta-feira do oeste e sul gaúcho para o restante do estado, em decorrência da instabilidade de uma massa de ar quente e úmido, agravadas depois por uma frente fria.

Segundo o MetSul Meteorologia, quase todo o Rio Grande do Sul não tem mais risco de temporal, mas o tempo segue instável, com predomínio de nuvens e chuvas a qualquer hora. As tempestades se deslocam para Santa Catarina e Paraná.