CNA vai à Casa Civil contra taxação das exportações do agronegócio

Entidade diz que a medida preocupa em um momento de crise econômica e que os produtores rurais enfrentam margens de lucro reduzidas

Fonte: Tony Oliveira

Em reunião nesta quarta-feira (27) com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reforçou a posição contrária da entidade à taxação das exportações de produtos agropecuários. 

Em nota, a entidade diz que a medida preocupa em um momento de crise econômica e que os produtores rurais enfrentam margens de lucro reduzidas, por causa do câmbio e da alta dos custos de produção. 

“Somos veementemente contra qualquer forma de se taxar as exportações sobre a agropecuária e esperamos que o governo analise esta questão pela contribuição que temos dado para a economia”, disse João Martins.  

Conforme a CNA, Eliseu Padilha se comprometeu a debater o tema com todos os setores envolvidos para buscar uma proposta de consenso. A argumentação do Executivo para estudar a taxação previdenciária no campo é a de que o principal déficit de receita está no meio rural.

Outro ponto levantado pelo presidente da CNA foi o de que no meio rural há muitos segurados especiais que têm na aposentadoria sua principal fonte de renda.