Com otimismo, Ibovespa bate recorde histórico e atinge 81 mil pontos

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Pixabay

O Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, antiga BMF&Bovespa, bateu recorde pelo terceiro dia consecutivo nesta semana. O índice encerrou o pregão desta quarta-feira, dia 17, aos 81.189 pontos, com alta de 1,7%. O volume negociado foi de R$ 9,478 bilhões.

Apenas neste início de ano, o indicador, composto pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses na B3, registra valorização de 6,27%. Nesta semana, o índice já está com alta acumulada de 2,32%.

De acordo com economistas, o grande fluxo de investimento estrangeiro no Brasil e o bom momento das bolsas internacionais, gerado pelo maior apetite ao risco pelo mundo, contribuíram com a alta.

A perspectiva de melhora na economia brasileira também colabora com a puxada do índice.

Dólar
O dólar perdeu força no cenário internacional e refletiu no mercado interno com valorização do real ante a divisa norte-americana, que encerrou em queda de 0,37%, cotada a R$ 3,217 para venda.

Sem novidades na política e em dia de agenda econômica fraca por aqui, a precificação da moeda estrangeira no mercado local acompanhou o exterior. Como a produção industrial em dezembro nos Estados Unidos veio bem acima das previsões (+0,9%), os investidores tomaram risco em detrimento aos ativos que representam segurança.

O economista da Guide Investimentos, Ignacio Crespo, reforça que “o real só se aproveitou dessa fraqueza do dólar. O dia acabou sendo bastante favorável aos ativos brasileiros, como vem sendo para os globais neste começo de ano”.