Confira cinco mensagens de telespectadores que viraram reportagem do Canal Rural!

Você também pode compartilhar suas dúvidas e relatos conoscoO Canal Rural recebe centenas de mensagens do público todos os dias. Algumas são sugestões, relatos e dúvidas que viram pauta para nossa equipe de jornalismo. Separamos reportagens que surgiram a partir do contato de quem nos assiste ou nos acompanha na internet. 

Fonte: Free images sxc

Se você também tem alguma dúvida ou gostaria de contar alguma situação que vem ocorrendo na sua região, basta entrar em contato com o Canal Rural. Você pode enviar sua mensagem pela da fanpage do Canal Rural, pelo WhatsApp (11) 98524-0073 ou através do Fale Conosco do portal.

1) Mastite bovina
Esse tema é um dos mais recorrentes entre as dúvidas enviadas por telespectadores. Em nossa fanpage no Facebook e em nosso WhatsApp, pecuaristas enviavam com frequência perguntas sobre o diagnóstico e tratamento da doença, um deles foi o Aureo D’angelo, de Minas Gerais. Por isso, o quadro Dr. Pecuária, que vai ao ar as quartas durante o Jornal da Pecuária, convidou o médico veterinário Henrique Rocha para explicar como funciona o tratamento da mastite bovina. 

A mastite é uma doença contagiosa causada por bactérias e de fácil transmissão entre as vacas. Pode surgir por fatores ambientais, do animal e decorrentes do manejo inadequado.

2) Crise do setor leiteiro no Sul do país
No ano de 2014, o setor do leite ficou marcado por fraudes, investigações e má gestão do setor leiteiro, principalmente, nos estados do Sul. Em jmaio do ano passado, o produtor Ismael Cezar Rampazzo procurou o Canal Rural através do Facebook para relatar sua situação, que era a mesma de muitos outros. Ele havia entregado o leite à indústria, mas estava há dois meses sem receber pelo produto.

Desde então, o Canal Rural produziu uma série de reportagens sobre o assunto, mostrando o preço cada vez mais baixo repassado aos produtores e a crise do setor nos meses seguintes. 

3) Diferenças entre bactérias boas e ruins
A produtora rural do Piauí Luana Diniz acompanha sempre a programação do Canal Rural e gostaria de saber como diferenciar bactérias boas das ruins na lavoura. Ela entrou em contato conosco através do WhatsApp e, por isso, o Rural Notícias convidou o engenheiro agrônomo Alan Cenci para explicar o assunto.

– A bactéria que sabemos que tem uma ação benéfica, ela já é usada comercialmente no tratamento de sementes para um efeito de fixação de nitrogênio. O restante que afeta o milho geralmente ela aparece como maléfica e causadora de doenças. – simplifica Cenci.

4) Ponte que desabou em MT
No dia 4 de março, a telespectadora Kenia Ribeiro, de Goiás, procurou o Canal Rural através do WhatsApp para denunciar uma situação no estado de Mato Grosso. Uma ponte caiu na rodovia MT-474, após a passagem de um caminhão carregado de grãos, prejudicando o escoamento da soja em plena colheita. A estrada de Mato Grosso dá acesso à BR-070, caminho para o Porto de São Simão. 

A estrutura é muito importante para escoar a produção dos 50 mil hectares de lavouras que ficam do outro lado do rio das mortes. No pico da colheita, passam, por dia, mais de 100 caminhões. A equipe de reportagem do Canal Rural foi até o local para mostrar o caso.

5) Greve dos caminhoneiros
Durante duas semanas, caminhoneiros protestam por todo o país contra o aumento do preço do diesel e a falta de valor mínimo para o frete. As paralisações prejudicaram o transporte de mercadorias, afetando a indústria de alimentos.

Nesse tempo, mais de 500 relatos do público que participava das manifestações foram enviados para a equipe do Canal Rural. Não apenas caminhoneiros, mas, também, agricultores e produtores que se uniram a causa participaram de toda a ação. Esses relatos permitiram que o a cobertura em tempo real no portal, além de reportagens para a TV.

Giulia Trecco com edição de Kellen Moraes