Confronto deixa pelo menos 10 posseiros mortos no Pará

Nove homens e uma mulher foram mortos em ação de reintegração de posse de um acampamento localizado em Pau d’Arco, no sudeste paraense

Fonte: Pixabay

Pelo menos dez pessoas foram mortas nesta quarta-feira, 24, durante o cumprimento de uma ação de reintegração de posse autorizada pela Justiça na cidade de Pau d’Arco, no Pará. Segundo as primeiras informações divulgadas pela Comissão Pastoral da Terra, a ordem judicial foi cumprida por policiais militares e civis, não cumprindo a orientação da Cartilha da Ouvidoria Agrária Nacional e nas diretrizes do Tribunal de Justiça, que determinam que esse tipo de ação seja realizada por Batalhão da Polícia Militar especializado nestas situações.

Homens da Polícia Federal foram convocados para a área onde ocorreu o conflito para verificar se há mais pessoas mortas ou feridas. Informações preliminares contam que os corpos dos posseiros foram enviados para o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá.

Em declaração à imprensa local, a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Pará informou que os policiais estavam cumprindo mandados de prisão contra suspeitos de terem matado um segurança da Fazenda Santa Lúcia, que é alvo da disputa. De acordo com a entidade, eles foram recebidos à bala no local.