Conheça a colheitadeira campeã mundial

Recorde registrado em propriedade na Bahia foi de quase 440 toneladas colhidas em oito horas

Fonte: Franco Rodrigues/Glow

Em abril deste ano, a colheitadeira CR 8.90 da New Holland se tornou a recordista mundial em colheita de soja.  Em oito horas foram colhidos 439,730 toneladas, na fazenda Irmãos Mingori, no município de Formosa do Rio Preto (BA). O produto é o lançamento da marca na Expointer, que acontece em Esteio (RS).

A CR 8.90 é a maior colheitadeira da empresa fabricada no Brasil. São 503 cv, tubo de 8,9 metros, tanque graneleiro com capacidade de 14.500 litros e de descarga de 142 l/s. Segundo Carlos Schimidt, especialista em colheitadeiras da New Holland, o diferencial do produto é a sua capacidade.  “Hoje, essa é a maior máquina fabricada por nós no Brasil, tem a maior potência e a capacidade de duplo rotor é que permitiu chegar neste recorde; uma máquina de um rotor não conseguiria este resultado”, explica Schimidt.

O tempo médio para renovação de frota de máquinas agrícolas é de 10 anos, por isso, vale a pena investir no equipamento. “Apesar desse tempo, nós temos máquinas de quando começamos no Brasil, em 1975, que ainda estão em uso. Tudo depende da manutenção do produtor”, afirma o especialista.

De acordo com Schimidt, a manutenção da colheitadeira é simples, já que é uma máquina com toda a parte eletrônica instalada e os computadores de bordo sinalizam as necessidades do equipamento. “A manutenção se torna muito preventiva, você trabalha com troca de correias, óleo, mas a gente trabalha o conceito de servicibilidade, deixando o mais simples possível para quem compra”.