Contag invade ministérios no Distrito Federal

Grupo protestou contra a reforma da Previdência e cobra a definição de política habitacional no campo e reforma agrária

Um grupo de manifestantes ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) invadiu na manhã desta quinta, dia 16, os prédios do Ministério da Fazenda e do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Segundo a Contag, as reivindicações são para a volta dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Previdência Social, extintos no governo do presidente interino, Michel Temer. A Contag também é contra a reforma da Previdência Social e exige a manutenção do Programa Habitação Rural, que estaria em risco, segundo a entidade.

A manifestação começou por volta das 5h da manhã. A entidade afirmou que 10 mil manifestantes participavam do ato, mas a Polícia Militar do Distrito Federal divulgou pouco mais de duas mil pessoas no movimento. Segundo o presidente da Contag, Alberto Broch,  a mobilização movimenta 100 mil pessoas em todo o Brasil.

O ato foi encerrado por volta das 16h, depois que os manifestantes foram recebidos pelo secretário especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno. Na conversa, Roseno teria afirmado que vai tentar agenda com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para levar as reivindicações dos trabalhadores rurais ligados à Contag, contrários à extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário e à Reforma na Previdência.

Segundo a Contag, em outros estados a mobilização continua e manifestantes devem passar a noite em agências do INSS invadidas desde a manhã desta quinta. A assessoria da entidade não tem um levantamento oficial de quantos e quais são os estados onde as manifestações prosseguem.