Criminosos invadem pista e roubam avião de pecuarista em MT

Quadrilha fez caseiro refém e levou aeronave que estava fazendo uma revisão programada. Ninguém ficou ferido na ação

Fonte: Divulgação

Um avião particular foi roubado na madrugada desta segunda-feira, dia 11, em uma pista particular localizada na MT-208, em Alta Floresta (MT). Segundo a Polícia Militar, três ladrões renderam um caseiro da propriedade e levaram, além do avião, celulares e uma televisão.

Segundo o chefe de operações da Polícia Civil, Ivo Balsan, o caseiro revelou que os criminosos o renderam durante a madrugada desta segunda e pediram as chaves dos aviões. A pista funciona como hangar para aeronaves de oito empresários da região e o veículo roubado foi Cessna 206, prefixo PT-AFD, da empresa  de um pecuarista que pediu para não ter o nome revelado.

Em entrevista ao Canal Rural, o sobrinho do dono do avião relatou como ocorreu o crime. Fabrício (nome fictício), conta que chegou a Alta Floresta no último sábado, vindo de Araçatuba, no interior de São Paulo. “Eu viajei com um piloto para fazer a revisão programada da aeronave. Chegamos em Alta Floresta no sábado e pousamos na pista Aerorural União por volta de meio-dia. Por causa da chuva, ficamos  até domingo e, como a manutenção do avião demorou, acabamos ficando até segunda-feira, quando houve o roubo”, disse.

De acordo com Fabrício, o caseiro da pista relatou que três assaltantes o renderam por volta das 3h da madrugada de segunda. Ao pedir a chave dos aviões, eles tentaram roubar um avião do mesmo modelo, mas de outro dono. Como não conseguiram, acabaram levando a aeronave do pecuarista, que estava com o tanque cheio e preparada para voar no dia seguinte.

“Pelo o que sabemos, esse é um dos primeiros casos de roubo de aviões em Alta Floresta, mas já soubemos de casos em outras cidades da região. Nós temos um seguro obrigatório do avião para casos de acidente, mas não cobre roubo e, caso a polícia não encontre a aeronave, o prejuízo seria de cerca de R$ 600 mil”, disse Fabrício.

Balsan confirma que em 16 anos de polícia, não se recorda de casos de roubo desse tipo em Alta Floresta. “Estamos investigando a situação. Acionamos todas as regionais do estado a respeito do roubo da aeronave e ainda não conseguimos localizá-la”, disse o policial.

A suspeita do empresário é de que o roubo tenha sido cometido por uma quadrilha experiente. “Acho que eles já fizeram isso antes e pode ser que queiram utilizar o avião para o tráfico de drogas. Nossa esperança é de que eles usem o avião e o abandonem em alguma pista, mas, em alguns casos, eles acabam colocando fogo e isso não seria bom”, concluiu Fabrício.