Deputados cobram resposta por problemas com refinanciamento de caminhões

BNDES autorizou o parcelamento dos débitos para autônomos e empresas de transporte de cargas com receita anual bruta de até R$ 2,4 milhões com contratos assinados até o fim de 2014. Parlamentares, porém, reclamam da baixa adesão de instituições financeiras à medida

Fonte: Kelson Abrao/ BR 163 – MT

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que analisa a paralisação nacional dos caminhoneiros ocorrida no início deste ano aprovou requerimento, nesta terça, dia 4, para realização de audiência pública para debater as dificuldades de refinanciamento de dívidas do Pró-Caminhoneiro e do Programa de Sustentação de Investimento (PSI). Em julho, o BNDES autorizou o parcelamento dos débitos para autônomos e empresas de transporte de cargas com receita anual bruta de até R$ 2,4 milhões com contratos assinados até o fim de 2014. Parlamentares, porém, reclamam da baixa adesão de instituições financeiras à medida.

– A maioria dos bancos não aderiu à iniciativa. Precisamos buscar informações das causas que levaram as instituições financeiras a não aderir ao programa de refinanciamento. Só o Banco do Brasil está atendendo à reivindicação, onde carta de credores é pequena – reclamou o deputado Covatti Filho (PP/RS), autor do requerimento.

O deputado federal Osmar Terra (PMDB/RS) culpou o governo pelo problema:

– A única questão que governo se propôs a atender da pauta dos caminhoneiros, esse refinanciamento,não está acontecendo na prática. Os bancos das grandes montadoras não reconhecem a medida. É uma situação grave. Os caminhoneiros não tiveram solução nenhuma – destacou. Ele afirmou ainda a necessidade de mobilização dos parlamentares para derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff à emenda à MP 671/2015 que isentava o óleo diesel do PIS e COFINS.

Já o deputado Pompeo de Matto (PDT/RS) afirmou que a Comissão precisa cobrar ações efetivas do governo federal e dar respostas imediatas aos caminhoneiros.

– O governo assumiu compromisso conosco, com movimento, e não está honrando. O movimento foi se esvaindo pela palavra empenhada e precisamos de respostas.

A audiência pública será realizada em Brasília no dia 13 de agosto, às 9h30min.