Dia do Agricultor Familiar é marcado por protestos

Manifestantes fizeram caminhadas e interditaram rodovias pelo Brasil

Nesta segunda-feira (25), data em que se comemora o Dia do Agricultor Familiar, integrantes da categoria realizam protestos pelo país pedindo a agilização da reforma agrária e contra propostas do governo avaliadas como negativas para o setor. As ações são organizadas pela

Em ocasião do Dia Nacional do Agricultor Familiar, comemorado nesta segunda, dia 25, a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) organizou várias manifestações pelo Brasil. Nos arredores do Distrito Federal, cerca de 500 trabalhadores fecharam ainda durante a madrugada a BR-020, em Formosa (GO), e a BR-080, na divisa de Padre Bernardo (GO) com Brazlândia (DF).

O ato reivindicava reforma agrária, mudanças na previdência social para o trabalhador rural, fim da violência no campo e retorno do Ministério do Desenvolvimento Agrário e das políticas de assistência agrária. As pistas permaneceram interditadas até as 10h30.

Os protestos da Fetraf ocorreram ainda no Pará, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. O coordenador-geral da entidade, Marcos Rochinki, disse que, tradicionalmente, a data é celebrada com comemorações, mas neste ano a ideia é protestar e cobrar a manutenção dos direitos para os trabalhadores do campo.

Um tema recorrente em cartazes no protesto do Dia do Agricultor Familiar é a reforma da previdência. “No contexto geral, a reforma da previdência precisa ser discutida, mas com coerência, não com medidas sem diálogo e trazendo retrocessos. Sem contar que a previdência social no espaço rural se caracteriza como uma das principais políticas de distribuição de renda e sustentação de muitas famílias e da economia de milhares de municípios de pequeno porte”, disse Rochinki.

De acordo com o coordenador-geral da Fetraf Brasil, com a extinção do MDA, os agricultores familiares temem a descontinuidade de políticas para o setor como programas de crédito, assistência técnica e extensão rural.

O MDA foi extinto pelo governo do presidente interino Michel Temer e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário agora é o órgão responsável pelos programas e atribuições do antigo ministério. A secretaria é vinculada à Casa Civil.

Com informações da Agência Brasil