EUA e Selic menor ajudam dólar a fechar no maior valor do ano

Queda de juros no Brasil e alta da taxa no mercado americano enfraqueceram o real 

Fonte: Agência Brasil/Divulgação

O dólar comercial subiu 1,25% nesta quinta-feira, dia 22, e encerrou o pregão a R$ 3,31 para venda, o maior nível de fechamento deste ano. A moeda norte-americana recupera-se das perdas desta quarta (-1,2%) em meio à preocupação dos investidores com a trajetória da política monetária dos Estados Unidos e do Brasil.

A queda de juros no Brasil e a alta da taxa nos Estados Unidos enfraquece o real em relação ao dólar. “O real tem uma remuneração interessante. Só que, com o atual patamar de juros, perde atratividade e preço para outros mercados”, disse um trader de renda fixa.

“No curto prazo, sabemos que a tendência do dólar é subir”, disse o sócio da DNA Invest, Alfredo Sequeira. Receios com uma potencial guerra entre China e Estados Unidos no comércio mundial também contribuíram para a alta do dólar, segundo o economista da Guide Investimentos Rafael Passos.

O presidente Donald Trump assinou um decreto protecionista que dá autoridade ao governo para impor barreiras contra produtos asiáticos que podem chegar a US$ 60 bilhões, em uma tentativa de reduzir o déficit comercial dos Estados Unidos com a China.

Nesta sexta, dia 23, os investidores estarão atentos aos dados sobre as vendas de imóveis residenciais novos nos Estados Unidos. “Além desse indicador, que pode mudar o comportamento da moeda a depender dos números, sexta-feira geralmente é dia de cautela nos mercados, o que contribui para um viés de alta”, disse Sequeira.