Fórum Canal Rural debate o manejo coletivo do percevejo

O painel será realizado na manhã do dia 1º de dezembro, quinta-feira, com transmissão ao vivo, diretamente de Não-Me-Toque (RS), em parceria com a cooperativa Cotrijal

Fonte: Jovenil da Silva/Embrapa

Pesquisadores e consultores participarão do Fórum Canal Rural: Controle de pragas – Todos contra o percevejo, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O painel será transmitido ao vivo a partir das 9h30 do dia 1º de dezembro, direto do auditório central do parque da Expodireto – Cotrijal. Os especialistas levarão informações para ajudar produtores rurais e técnicos no combate a essa praga, que afeta a soja e outras culturas, do plantio à colheita do grão.

O fórum terá apresentação do jornalista Ricardo Cunha e reunirá três conceituados entomologistas: Antônio Ricardo Panizzi, Dirceu Gassen e Mauro Braga. Esses painelistas explicarão desde a evolução da população do inseto, a caracterização de cada espécie, os efeitos no meio ambiente, no sistema produtivo, na economia e, especialmente, no bolso dos produtores rurais. E também apontarão soluções para evitar perdas, que podem chegar a até 12 sacas de soja por hectare, na região de Não-Me-Toque, onde fica a sede da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial.

O pesquisador e consultor agropecuário Dirceu Gassen falará sobre impactos ambientais e econômicos do percevejo, ressaltando a necessidade do manejo no sistema de produção. “O percevejo é hoje uma praga de difícil controle, que exige um manejo coletivo e durante o ano todo”, afirma.

Os recentes avanços nos estudos sobre esse inseto serão mostrados pelo pesquisador Antônio Ricardo Panizzi, da Embrapa Trigo, de Passo Fundo, RS. “Precisamos entender melhor, para melhor combater os percevejos”, diz Panizzi, que deverá focar na identificação das diferentes espécies.

Em sua palestra, o pesquisador e consultor Mauro Braga deverá apontar estratégias de sucesso no combate a essa praga e ferramentas para qualificar a tomada de decisão: “Cada detalhe ajuda no manejo de percevejos”. Braga reforça que esse é um problema de abrangência nacional. O especialista passou os últimos dias levando orientações a produtores rurais do Centro-Oeste, em um circuito pelas principais regiões produtoras de grãos, iniciado em setembro e que só se encerrará em fevereiro de 2017.

O gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Juliano Recalcatti, apresentará o programa Monitora: Todos contra o percevejo, com as ações que serão implementadas na safra 2016/2017 na área de atuação da cooperativa. O painel também mostrará a influência dos danos causados pelo percevejo na qualidade fisiológica da semente de soja. Essa palestra ficará a cargo do agrônomo Eduardo Loureiro, que é diretor administrativo da Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul).

As inscrições para o fórum ao vivo são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo site do Canal Rural. O público pode participar com perguntas e comentários pelo WhatsApp (11) 98524-0073 e pela Fanpage da emissora.

O fórum é uma realização do Canal Rural e da Cotrijal e tem patrocínio das empresas Bayer Crop Science, Syngenta e FMC Agrícola, além de apoio de Implementos Agrícolas Jan.

        

SERVIÇO

Fórum Canal Rural: Controle de pragas – Todos contra o percevejo

Data: 1º de dezembro de 2016, quinta-feira

Horário: 9h às 12h, com transmissão ao vivo a partir das 9h30min

Local: Auditório central do Parque da Expodireto – Cotrijal, Rodovia RS-142, Km 24, Não-Me-Toque, RS

Inscrições e programação completa: www.canalrural.com.br