Governo deve administrar preço dos fretes, propõe União Nacional dos Caminhoneiros

Entidade, que não participou de reunião com Ministério dos Transportes, afirma que tabela referencial não teria efeitoA União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam) divulgou nota nesta quinta, dia 26, contendo as propostas que teriam sido apresentadas ao governo federal na noite de quarta, dia 25. Ela defende que o preço dos fretes seja administrado pelo Estado.

A entidade afirma não ter participado da reunião entre representantes dos autônomos e o Ministério dos Transportes na quarta para negociar o fim das paralisações de caminhoneiros pelo país. A união critica pontos do acordo firmado na ocasião, sustentando que eles não representam ganhos para a categoria.

Entre as medidas contidas na nota, a Unicam propõe que os preços dos fretes sejam administrados pelo governo através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a entidade, a elaboração de uma tabela de fretes referencial não terá efetividade. Ela pede também o acompanhamento da política de implementação de administração dos fretes com a participação de membros da categoria.

Segundo a Unicam, os autônomos nunca chegaram a ter acesso efetivo ao programa de financiamento Procaminhoneiro. Para mudar isso, propõe que o plano tenha prazo de pagamento de 120 dias e não exija sinal para obtenção de recursos. O empréstimo seria feito por meio de fundo garantidor, por opção do transportador autônomo, com manutenção dos juros a 4,5% ao ano.

Com relação ao Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), a entidade propõe a fixação do valor da taxa cobrada pelo cadastramento ou recadastramento dos transportadores. A entidade alega que haveria casos em que os autônomos chegam a pagar até R$ 2.000 pela realização do registro.