Governo federal, MG e ES pedem R$ 20 bi para recuperar bacia do Rio Doce

Ação civil será movida na próxima segunda-feira contra Samarco, Vale e BHP. Recursos serão utilizados para revitalização e indenizações

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

O governo federal e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo vão mover uma ação civil pública, na próxima segunda-feira, dia 30, contra a mineradora Samarco e suas proprietárias, Vale e BHP. A intenção é que a Justiça determine a criação de um fundo de R$ 20 bilhões para revitalizar a bacia do Rio Doce, atingida  pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). 

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, dia 27, em Brasília. As três empresas deverão abastecer e administrar esse fundo, além de propor ações para recuperar a área destruída pelo desastre. 

Os recursos serão usados para conter os impactos da lama liberada, executar projetos de recuperação da vegetação nativa e nascentes e pagar indenizações à população afetada. 

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que “o que foi perdido ali está perdido” e que será preciso ao menos uma década para a reconstrução ambiental da região.