Governo federal promete ampliação de concessão da BR-163/PA

Trecho entre Campo Verde e Santarém vai ser estudado pela iniciativa privada

O Ministério dos Transportes promete abrir, agora em fevereiro, um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a concessão do trecho rodoviário da BR-163/PA entre Campo Verde (distrito de Itaituba) e Santarém. Este novo projeto terá uma extensão de 331,6 quilômetros e irá complementar a proposta de concessão da BR-163/MT/PA entre Sinop/MT e Itaituba/PA (Porto de Miritituba) já em andamento e ampliar o corredor logístico formado pelo trecho da BR-163/MT concedido à iniciativa privada.
 
A viabilidade do projeto irá contribuir para a ampliação da capacidade de escoamento de grãos pelo Arco Norte criando novas opções aos portos do Sul e Sudeste. A inclusão do novo trecho atenderá uma reivindicação antiga do setor produtivo por um eixo multimodal, reduzindo os custos de exportação.
 
Com a PMI, o governo lança um edital de chamamento público e autoriza empresas privadas a apresentarem estudos técnicos e de viabilidade sobre a execução das obras que serão concedidas. Após essa fase é feita a avaliação, seleção e aprovação dos projetos.