Granja que recolheu 207 milhões de ovos nos EUA tinha infestação de roedores

Empresa teve que fazer recall por suspeita de contaminação por salmonela; 23 pessoas de 9 estados americanos ficaram doentes

Fonte: Pixabay

Uma granja da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que está no centro de um grande recall de ovos tinha problemas com roedores e outras condições insalubres, de acordo com um relatório do governo americano divulgado nesta semana. O relatório da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) diz que a granja controlada pela Rose Acre Farms, uma das maiores produtoras de ovos do país, tinha há muito tempo uma infestação de roedores. Inspetores disseram que foram encontradas dezenas de animais vivos e mortos no local. Além disso, o documento observa que as condições na unidade de processamento de ovos permitem a sobrevivência e a propagação de agentes patogênicos. 

Na sexta-feira passada, dia 13, a companhia fez um recall de quase 207 milhões de ovos, devido a temores de que eles possam estar contaminados com salmonela. Vinte e três pessoas em nove estados adoeceram por causa de salmonela ligada aos ovos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que iniciou na segunda-feira uma investigação sobre o surto da bactéria.   

O relatório da FDA “é baseado em observações incompletas e em alguns casos carece de contexto”, disse um porta-voz da Rose Acre Farms, Gene Grabowski. Ele disse que a companhia está preparando uma resposta formal à FDA e pediu que “todos esperem até que todos os fatos sejam apresentados”.

Segundo grupos de defesa de segurança alimentar, o surto mostra como problemas em uma unidade podem comprometer grandes quantidades de alimentos quando a produção é concentrada em um número relativamente pequeno de produtores. A indústria de ovos dos EUA passou por uma forte consolidação nas últimas décadas, e atualmente 60 companhias são responsáveis por 90% da produção do país, de acordo com a United Egg Producers. Os EUA têm aproximadamente 150 empresas de ovos, em comparação a cerca de 10 mil nos anos 1970s.

“Os riscos aumentam quando você tem uma instalação gigante”, disse Patty Lovera, diretora-assistente do grupo Food & Water Watch. “Se algo der errado, não serão surtos locais ou regionais, mas surtos nacionais, porque essas unidades enviam para todo o país.”

O recall é provavelmente o maior nos EUA desde 2010, quando duas granjas do estado de Iowa fizeram um recall de mais de 500 milhões de ovos.