Greve no Indea termina e servidores voltam ao trabalho na segunda

Funcionários estavam paralisados há quase um mês

Fonte: Canal Rural/divulgação

Os servidores do Instituto de Defesa do Estado de Mato Grosso (Indea) decidiram encerrar a greve nesta quinta-feira, dia 30, após quase um mês de paralisação, informou em nota a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de MT (Sedec).

Conforme a secretaria, todas as unidades do Indea voltam a funcionar na próxima segunda-feira, dia 4. São 141 unidades locais de execução (ULE) e 13 unidades regionais de supervisão (URS). A greve, que vinha desde 6 de junho, já era parcial, com algumas unidades atendendo o público, principalmente na emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs), necessárias para transporte de animais vivos, como bovinos, aves e suínos.

Dados levantados pela administração do Indea apontam que, das 141 unidades, 106 realizaram atendimento na última quarta-feira e, juntas, emitiram 2.222 GTAs.

No dia 13 de junho, servidores representados pelo Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sinfa) voltaram a emitir GTA para as atividades de suinocultura e piscicultura. Já os servidores representados pelo Sindicato do Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap-MT) decidiram pelo fim da greve nesta quinta-feira.

Conforme o Sintap, em seu site, a reivindicação de pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28% foi parcialmente atendida. Ao fim, o governo do Estado aprovou, na Assembleia Legislativa, um porcentual de 7,36% a ser pago de forma parcelada e sem retroativo.

A presidente do Sintap, Diany Dias, avaliou que o resultado da greve, apesar de não ter sido o esperado, foi uma “prova da força” que os servidores têm junto à economia do estado. Além disso, garantiu que a luta para conseguir RGA integral continua.