Inadimplência agrícola sobe novamente

Índice chega a 0,82% no primeiro trimestre, diz Banco do BrasilA inadimplência do produtor rural aumentou pelo quarto trimestre consecutivo e chegou a 0,82% no primeiro trimestre deste ano, segundo balanço do Banco do Brasil. A entidade, responsável por 60,5% do mercado de crédito para a agropecuária no país, considera o índice baixo. O valor total ultrapassa R$ 1,3 bilhão. 

Fonte: Divulgação

A maior parte dos dividendos é de financiamentos para custeio empresarial, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). A taxa considera operações com pagamento atrasado há mais de 90 dias.

• Veja também: Caixa e Banco do Brasil ainda oferecem recursos para crédito rural

O índice é mais alto quando especificadas as quatro principais linhas de crédito agrícola. A inadimplência dos produtores que pegaram empréstimos para custeio empresarial chega a 1,3%. Em seguida aparece o Pronamp (1,15%) e o Pronaf (1%). O Finame Rural é destaque com apenas 0,28% de atraso nos pagamentos.

Na safra 2014/2015, o Banco já desembolsou R$ 57,4 bilhões em operações de crédito rural, aumento de 8,1% em relação aos primeiros nove meses da safra anterior.