Lagoa da água 'milagrosa' atrai turistas em Mato Grosso

De profundidade desconhecida, a gruta carrega a fama de curar doenças e encanta pela sua beleza natural

Fonte: Pedro Silvestre/Canal Rural(MT)

Em Mato Grosso, uma gruta misteriosa tem despertado o interesse de pesquisadores e turistas e pode ser um destino imperdível para quem quer paz e tranquilidade durante o Carnaval. A lagoa, conhecida pela suposta água milagrosa, fica a poucos quilômetros do centro de Cáceres e desperta o interesse de pesquisadores e turistas, já que é totalmente preservado e oferece uma estadia bem tranquila para quem quer fugir da correria do cotidiano.

O canto de aves características da região é responsável pela recepção na pousada que recebe os turistas no local. No local também é possível ver bois, vacas, ovelhas e cavalos, que atraem quem se identifica com o ambiente rural, como revela Marcelo Castrillon Cebalho, um dos proprietários da hospedagem.

“O pessoal gosta muito de andar de cavalo, tratar o gado. Eles acham muito interessante o manuseio com os animais, principalmente quem vem mora nos grandes centros”, disse.

O pai de Marcelo, Lauriano Cebalho, lembra de como surgiu a ideia de explorar o turismo na cidade. A tradição da família na cidade vem de longa data e se mistura com a história da própria Cáceres. “Os pais do meu sogro, que eram imigrantes espanhóis, vieram para Cáceres e ajudaram na fundação da cidade. Há quarenta anos, o meu sogro assumiu as terras da família e quando ele morreu, em 1988, a minha sogra dividiu as terras em quatro herdeiros e nós ficamos com essa parte do fundo, onde existe a gruta.”

A propriedade fica localizada em um lugar cercado de rochas e árvores nativas típicas do cerrado, em uma área de 405 hectares totalmente preservada. “É um corredor ecológico, pois temos uma estação ecológica da Serra das Araras, que é uma entidade federal onde muitos organismos são preservados. Essa é uma área que tem que ser preservada e que tem um papel muito importante no meio ambiente local”, disse o biólogo Claumir Cesar Muniz, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

No meio dessa paisagem rural, existe uma gruta de reconhecimento centenário e que é rodeada de mistérios e histórias. “É uma gruta com 200 metros de altura e 140 metros de diâmetro. No entanto, ainda não sabemos ao certo a profundidade dela, já que os mergulhadores não conseguiram passar dos 183 metros. Esse é um mistério que ninguém conseguiu desvendar”, disse Lauriano Cebalho.

Segundo o proprietário da pousada, existem muitas histórias sobre a formação da gruta. “Dizem que a formação foi feita por uma queda de meteoro, mas outras pessoas dizem que surgiu na formação da Terra. Os ufólogos, no entanto, acreditam que aqui é uma passagem de extraterrestres para outra dimensão e esse seria o motivo para não acharmos a profundidade dela.”

Água milagrosa

Com o passar do tempo, as águas da gruta também ganharam fama de serem milagrosas. O motorista José Alves Neto nos conta como as propriedades medicinais invadiram o imaginário popular da cidade. “O que a gente ouve na cidade aí é que essa água cura doença de pele, o câncer, problemas de rins, fígado e tudo o que é problema que a pessoa tem no corpo. Ela é chamada de água milagrosa”, disse.

Segundo o biólogo Claumir Cesar Muniz, há estudos que comprovam a existências de novas espécies no local. “Nós já temos catalogados espécie de novas abelhas sem ferrão, característica dessa região, além de novas espécies de peixes, já que é um ambiente isolado, que não tem ligação com outro corpo de água, o que favorece o surgimento de uma espécie nova ”, falou.

Hospedagem

O serviço de hospedagem da propriedade é limitado e, por isso, é necessário fazer agendamento. No pacote estão incluídas as refeições com cardápios regionais e o banho de piscina. Lauriano acompanha de perto cada grupo que vai até a gruta e, quem conhece o local, segundo ele, fica maravilhado.

Serviço

Para saber mais informações sobre a região da gruta, entre em contato com a Secretaria de Turismo de Cáceres ou com a própria pousada.

Dolina Água Milagrosa
Telefone: (65) 99902 8010

Secretaria de Turismo de Cáceres:Telefones
(65) 3222-3455
(65) 3222-3499
E-mail: [email protected]
[email protected]