Maggi: "Se não buscarmos uma alternativa para o pagamento do Funrural, o produtor vai quebrar"

Durante e abertura da Expozebu, autoridades afirmam que o governo está mobilizado e que é uma prioridade resolver a questão

Fonte: Giulia Trecco/Canal Rural

A abertura oficial da 83ª ExpoZebu aconteceu neste sábado, dia 29, em Uberaba (MG), e contou com a presença de autoridades do setor. Durante a solenidade, discursaram o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Borges, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o vice-governador de Minas Gerias, Antonio Andrade, e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que afirmou em discurso que é uma prioridade buscar alternativas para o pagamento do Funrural para que os produtores não quebrem.

De acordo com Maggi, da maneira como foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o recolhimento é inviável e que apenas um financiamento muito longo fará com que os produtores rurais consigam pagar o valor que deixou de ser recolhido dos últimos anos.

“Se você não recolheu nada nos últimos cinco anos e tiver que recolher com multa de 70%, acumulado que não foi pago, mais juros, nós vamos estar falando de alguma coisa entre 20% e 25% do faturamento bruto de um ano de um produtor para pagamento de dívida que ele tem com o governo. É óbvio que nenhum produtor tem uma safra guardada em casa ou 20% do que ele produz para o pagamento à vista. Se nós politicamente não buscarmos uma alternativa, nós vamos quebrar este produtor”, afirmou o ministro.

Para o ministro, sem uma negociação, os produtores não terão oportunidade de continuar produzindo, por falta de acesso a crédito. “Para mim, o produtor rural é o grande capital que nós não podemos perder”.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Marcos Montes, também acompanhou a abertura do evento e falou sobre a proposta apresentada ao presidente Michel Temer. “O que a gente queria era que o passado fosse esquecido (a dívida) e a gente enfrentasse uma nova realidade, que fosse de encontro com o que o produtor rural quer, mas a gente sabe que não é possível porque isso esbarra na lei de responsabilidade fiscal. Não é uma decisão do governo, é uma decisão do STF”.

Monte ressaltou que o Funrural é a prioridade da bancada ruralista e do governo. Segundo ele, Temer também está disposto a resolver questão e deve estudar a proposta entregue pela FPA na próxima semana, quando deve sair a solução para o embate.  

Febre Aftosa

Para finalizar a solenidade de abertura, o ministro Blairo Maggi participou da cerimônia simbólica do Lançamento Nacional da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa.