Manifestantes pró-vaquejada se queixam de impedimentos para chegar a Brasília

Ativistas ligados a entidades de proteção animal estariam dificultando acesso de criadores e vaqueiros ao Distrito Federal para mobilização nacional a favor da atividade

Fonte: Manaíra Lacerda/Canal Rural

No fim de semana que antecede a data de mobilização nacional a favor da vaquejada, que será realizada nesta terça-feira, dia 25, em Brasília, aparecem nas redes sociais denúncias de que manifestantes estariam tendo a participação dificultada por ação de ativistas. No Facebook, postagem atribuída a uma ativista ligada a entidade de proteção animal informa que autoridades estariam sendo instadas a realizar inspeções demoradas em caminhões que levam cavalos para integrar o movimento de forma a atrasar sua chegada ao Distrito Federal. No serviço de mensagens WhatsApp, um usuário responsabiliza entidades de proteção animal por não conseguir obter a Guia de Transporte Animal (GTA) em seu município, para fazer a viagem ao Planalto Central.

O texto da postagem que teria sido publicada pela ativista e, posteriormente, removida do Facebook (veja abaixo) diz que “queremos inspeções sanitárias, documentação, guias, vacinações, animal por animal, enfim, uma blitz bem demorada mesmo”. A reportagem entrou em contato com a possível autora do texto através de mensagem pelo Facebook e também por celular, mas não obteve resposta.

No arquivo de áudio que circula pelo WhatsApp, ouve-se um homem que declara estar tentando obter a GTA em Joinville (SC), para levar animais a Brasília. No entanto, conforme o áudio, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), responsável pela emissão da guia, teria informado que isso só seria possível após a próxima terça-feira. O homem que fala na mensagem atribui essa demora à pressão de órgãos de proteção animal.

O diretor jurídico da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), Leonardo Dias de Almeida, afirma que até o momento não recebeu reclamações formais sobre eventuais bloqueios ou tentativas de atrasar manifestantes. “Não temos notícia de nada desse tipo no Nordeste e também já procuramos verificar se estaria ocorrendo dificuldades de obter a GTA em outros regiões do país”, diz Almeida.

O protesto programado para a próxima semana ocorre após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a regulamentação da vaquejada como esporte no Ceará. O temor é que isso possa servir de jurisprudência para novos impedimentos. De acordo com previsão da Abvaq neste sábado, dia 22, a mobilização deve reunir na Esplanada dos Ministérios ao menos 4 mil pessoas e entre 1,5 mil e 2 mil animais. Desde meados da semana passada, têm sido avistados comboios de caminhões e ônibus levando manifestantes ao encontro. “Em nosso mais recentemente levantamento, estimamos que há 420 caminhões em trânsito, rumo a Brasília”, afirma o diretor jurídico da entidade.