Mercado de flores brasileiro supera previsão de alta no ano

35ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, começou nesta sexta, dia 26, e segue até 25 de setembro

Fonte: Divulgação/Expoflora

Mesmo com a desaceleração econômica, o mercado nacional de flores supera expectativas e registra crescimento constante. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o segmento superou as previsões de alta no faturamento para o ano inteiro, estimadas entre 6% e 8%, já no primeiro semestre de 2016. Segundo a entidade, em 2015 o faturamento do setor atingiu R$ 6 bilhões, enquanto em 2014 somou R$ 5,7 bilhões.

A Associação Brasileira do Agronegócio de Flor e Plantas (Abafep) também registra o bom momento do mercado. Segundo os números da entidade, o setor tem apresentado crescimento de vendas de 12% a 15% ao ano.

Uma das empresas que atuam no segmento, a operadora logística Panalpina Brasil, responsável pela importação de dois dos maiores países floricultores do mundo, Colômbia e Equador, comenta que a demanda tem sido constante e é extremamente capilarizada. De acordo com Elias Costa, gerente de loja, em média 20 toneladas de flores são distribuídas pelo país todas as semanas. “Em 60 dias transportamos cerca de 2.500 quilos de flores para diversas regiões do país”, calcula.

Expoflora 

A 35ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, começou nesta sexta, dia 26, e segue até 25 de setembro, de sexta a domingo, e também nos dias 7 e 8 de setembro, feriado da Independência. O evento recebe o público das 9h às 19h, em Holambra (SP). A expectativa dos organizadores é receber cerca de 300 mil visitantes nos 17 dias de exposição. 

Entre os lançamentos e novidades do setor estão as rosas que trazem, além de um botão, mais dois, três ou quatro brotos na mesma haste; rosa spray na cor verde clara; petúnias com detalhes em formato de coração; violetas dobradas, crisântemo branco com flores quase duas vezes maiores do que as convencionais.