Ministério do Desenvolvimento Agrário exibe boas práticas para agricultura familiar

Seminário reúne experiências de sucesso em categorias como cooperativismo, agroecologia, jovens e associativismo

A partir desta terça, dia 1, até quinta, dia 3, o Ministério do Desenvolvimento Agrário promove o Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural). O evento vai apresentar experiências de sucesso de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, agentes e instituições prestadoras de Ater.

A principal meta dos serviços de assistência técnica e extensão rural é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais. A estratégia inclui o aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável. 

Conforme o coordenador de Inovação e Sustentabilidade do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Hur Ben Corrêa da Silva, as boas práticas que serão apresentadas estão organizadas em quatro eixos, subdivididos em 14 categorias: Ater e desenvolvimento sustentável, nova Ater, Ater e políticas públicas e Ater para públicos específicos.

A seleção dos projetos foi feita por meio de comissões estaduais coordenadas pelas delegacias federais do MDA. Cada organização de Ater credenciada no Sistema Informatizado de Ater (Siater) pôde inscrever uma boa prática por categoria. No Seminário Nacional será apresentada uma boa prática por categoria, como, por exemplo, cooperativismo, agroecologia, jovens, mulheres e associativismo.

Ao todo, as comissões estaduais enviaram 176 propostas para a Comissão Nacional, que selecionou 57. Essas receberão o certificado de boas práticas, apoio do MDA para divulgação, compartilhamento e aplicação na Ater, e comporão o caderno “Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária”, edição 2015. A ação é organizada pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, em conjunto com as secretarias e delegacias federais do Ministério e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
 

Serviço:
Abertura do seminário
Quando: 1º de dezembro, terça-feira, às 10h
Local: LBV Legião da Boa Vontade, Edifício ParlaMundi SGAS 915, Lotes 75/76 – Brasília, DF

Premiação das boas práticas de Ater
Quando: 2 de dezembro, às 17h
Local: LBV (endereço acima)