Ministra defende acordo UE-Mercosul

Comissão da União Europeia afirma que tratado é prioritário para o bloco europeuA ministra da Agricultura, Kátia Abreu, defendeu nesta quarta-feira, 27, o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul em reunião com o comissário europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, em Bruxelas. 

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo nota distribuída pela assessoria da ministra, Kátia Abreu se disse “otimista” e espera “avanços” com a possível viagem que a presidente Dilma Rousseff deverá fazer a Bruxelas nos próximos meses. Phil Hogan disse que o futuro acordo de livre comércio é “prioritário” para o bloco europeu e pediu a desburocratização dos processos por parte do Ministério da Agricultura.

– Eu farei a nossa parte com agilidade para no futuro termos um acordo de livre comércio. O protecionismo só traz a dependência e o atraso para os setores econômicos – afirmou Kátia Abreu, conforme a nota.

• Veja também: Ministra discute acordo sanitário com a União Europeia

Entre as prioridades do governo brasileiro estão a redução da tarifa do açúcar, a abertura do mercado europeu para a carne suína, melhores condições para exportação de frutas e habilitação dos estados de Rondônia e do Tocantins e do Distrito Federal a exportar carne bovina. Já a União Europeia, de acordo com o comissário, tem interesse em vender para o Brasil lácteos, pera, vinho, uísque e pêssego em calda. Também pretende retomar as compras de carne bovina.

Kátia Abreu ponderou, conforme sua assessoria, que o Brasil tem 1 milhão de produtores familiares de leite e que a importação de lácteos é um tema “sensível” ao país. A produção cresce 5% ao ano, mas o consumo, apenas 2%. Além disso, somente 1% de toda a produção é exportada.