Morre ex-secretário de Agricultura de SC e empresário do agronegócio Victor Fontana

Ele fez carreira em Concórdia (SC) e realizou grandes contribuições na região através da implementação de novos sistemas de criação de suínos; veja o vídeo com sua história

Fonte: Fiesc

Faleceu na madrugada desta terça-feira, dia 5, em São Paulo o ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina e também ex-vice governador do estado, Victor Fontana. Nascido em Santa Maria (RS), Fontana fez carreira no agronegócio de Concórdia (SC) com grandes contribuições na região através da implementação de novos sistemas de criação de suínos.

Em 1948, Fontana aceitou o convite do tio Attilio Fontana para trabalhar na Sadia. No setor agrícola, fez a primeira importação de reprodutores de suínos da Europa, incentivando o melhoramento genético para produção de carne suína, além da melhoria da nutrição e da sanidade animal.

Na área política, ele atuou como vice-governador de Santa Catarina entre 1983 e 1987. Também cumpriu dois mandatos como deputado federal, além de ter sido secretário da Agricultura de Santa Catarina em 1975 a 1978, no governo de Antônio Carlos Konder Reis. Fontana foi ainda presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), conselheiro da República e presidente do (Banco do Estado de Santa Catarina) Besc.

“Perdemos um grande líder, um grande homem e amigo, que fez muito por Santa Catarina. Victor Fontana construiu uma história de revolucionar, de empreender e idealizar. Foi um dos grandes líderes da transformação agrícola e do agronegócio do nosso estado. Hoje somos uma grande potência”, disse o atual governador do estado, Raimundo Colombo.

Em vídeo gravado em 2016 à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Fontana contou os desafios que enfrentou ao realizar uma mudança na criação de aves e suínos no estado, como por exemplo, quando os animais possuíam 70% de gordura e apenas 30% de carne. Segundo ele, naquela época os abates eram feitos com os animais de 36 meses de idade, mas depois foi possível conseguir um porco de 100 quilos em apenas oito meses.