PIB agropecuário cresce 0,4% em 2014

Economia brasileira fica praticamente estável, pior resultado desde 2009, diz IBGEA atividade agropecuária apresentou um crescimento de 0,4% em 2014, na comparação com 2013, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a respeito do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado. 

Fonte: Reprodução

A economia brasileira ficou praticamente estável no ano passado, crescendo apenas 0,1% – o pior resultado desde 2009 –, puxado pela agropecuária e o setor de serviços (0,7%), enquanto a indústria registrou queda de 1,2%. Também influenciou o resultado o recuo de 0.3% nos impostos sobre produtos líquidos de subsídios.

O resultado positivo da agropecuária ocorreu graças ao desempenho de várias culturas importantes, que registraram crescimento de produção, em particular, a soja (5,8%) e a mandioca (8,8%), embora a produtividade tenha recuado.

O IBGE ressaltou que algumas culturas registraram contração em 2014, como cana-de-açúcar (-6,7%), milho (-2,2%), café (-2,2%) e laranja (-6,8%).

Apesar do resultado positivo, o PIB da agropecuário ficou abaixo da expansão de 1,6% calculada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

No quarto trimestre, o PIB registrou avanço de 0,3% em relação ao terceiro trimestre, com o setor agropecuário avançando 1,8% – maior crescimento entre as indústrias. Na comparação com o mesmo período de 2013, a economia recuou 0,2%, com a agropecuária novamente apresentando o melhor resultado entre as indústrias (1,2%).