PIB mostra que momento político não tira confiança do produtor rural, diz presidente da CNA

Para presidente da confederação, resultado do PIB mostra que a atividade consolida seu papel de dar suporte à retomada da normalidade social e política do país

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, afirmou que o excelente resultado do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária, no 1º trimestre de 2017, é importante para o setor e mostra que o produtor rural continua a acreditar na atividade, mesmo com a turbulência política e econômica que o país atravessa.

Com alta de 13,4% no trimestre em comparação com os três meses anteriores, o setor agropecuário foi o principal destaque do PIB divulgado na quinta, dia 1o, pelo IBGE e fator decisivo para o desempenho positivo da economia brasileira. 

“Esse resultado é o melhor adubo para que a atividade consolide o seu responsável papel de dar suporte à retomada da normalidade social e política do país”, diz Martins.

Uma análise feita pelo Núcleo Econômico da CNA aponta que, além do clima favorável, o resultado positivo do setor se deve aos elevados investimentos dos produtores rurais na safra deste ano.  

“Este investimento foi focado em um pacote tecnológico como sementes, adubos e defensivos de elevado padrão de produtividade”, afirma o texto do comunicado da confederação.

A partir desses resultados do PIB, a CNA estima que a agropecuária apresente crescimento de 9% no acumulado do ano.