Plano Safra da Agricultura Familiar sai dia 15 de junho

Em encontro com trabalhadores rurais, a presidente Dilma Rousseff prometeu aperfeiçoar a assistência técnica rural com o lançamento da AnaterO Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 será lançado no dia 15 de junho. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, na noite desta quinta, dia 21, em reunião no Palácio do Planalto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Fonte: José Marques/Secom/PB

Na mesma reunião, a presidente Dilma Rousseff entregou as respostas aos 170 itens da pauta do Grito da Terra Brasil, manifestação anual promovida pela Contag. Após a entrega, ocorrida em reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, o ministro do MDA confirmou o dia 15 de junho.

– Tivemos uma reunião muito positiva e importante. Não foram feitos anúncios formais, já que a presidenta vai apresentar todo o Plano Safra no dia 15 de junho. Ela reafirmou as grandes diretrizes que o MDA vem colocando sobre a reforma agrária e o nosso empenho com as famílias que estão acampadas – disse.

Segundo o presidente da Contag, Alberto Broch, Dilma Rousseff afirmou que os recursos destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) não serão diminuídos em relação à safra atual – R$ 24 bilhões. Além disso, a assistência técnica foi pauta do encontro.

– Ela nos disse que os valores para o Pronaf giram em torno dos R$ 25 bilhões, e assegurou que vai lançar a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Não conversamos sobre a taxa de juros, pois ainda não há certezas sobre o assunto – comentou o dirigente.

Também foram debatidos o aperfeiçoamento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) – que tem como objetivo garantir a saúde, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumidor – e a expansão do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – linha de financiamento que facilita a compra de terrenos no meio rural.